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Sunday, November 05, 2006

Semana 2 / Atividade 3

QUESTÕES REFERENTES AO TEXTO: A EDUCAÇÃO COMO PROCESSO SOCIALIZADOR: FUNÇÃO HOMOGENEIZADORA E FUNÇÃO DIFERENCIADORA. Émile Durkhein.
1) Qual a posição de Durkhein frente ao que diz Stuat Mill?
A influência das coisas sobre os homens é diversas, mas a definição de Stuart Mill é muito ampla e confusa. Durkhein acredita que a influência que mais afeta é a ação dos adultos sobre as crianças e adolescentes.
2)Quais as duas definições ressaltadas por Durkhein ? Explique o ponto fraco que incorrem?
Durkhein ressalta a necessidade de homens que tenham, como ideal de vida, o exercício e a cultura do pensamento. Mas não tem dúvida também que a harmonia perfeita possa ser apresentada como fim último da conduta e da educação . Ressalta também, a definição utilitária ,
que é educar para felicidade sua e de seus semelhantes. O ponto fraco destas definições apontadas , é que elas partem do postulado de que há uma educação ideal, perfeita, apropriada a todos os homens, É essa a educação universal que o teorista se esforça por definir. A educação tem variado com o tempo eo meio .Cada sociedade tem um sistema de educação com o qual somos obrigados a nos conformar.
3) O que é preciso, de acordo com Durkhein , para definir educação?
É preciso considerar os sistemas educativos que ora existem, ou tenham existindo, tomá-los e aprender deles os caracteres comuns. O conjunto desses caracteres constituirá a definição que procuramos. Para que haja educação é preciso uma geração de indivíduos jovens, crianças e adolescentes; e que uma ação seja exercida pela primeira, sobre a segunda.
4)De acordo com Durkhein, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto fisíco e moral?
Todos os sistemas de ensino, onde quer que sejam observado, apesar das divergências,partem de uma base comum. Toda sociedade, por mais desigual que seja , contém idéias, práticas ou mesmo uma religião que seja comum a todas as crianças e adolescentes, em qualquer classe social. Esse conjunto de idéias que se constitui sobre a natureza,sbre a importância de diversas faculdades, sobre o direito, o dever, o progresso, a ciência ,a arte, etc, formam uma base comum de educação, que atingirá a todas as crianças independentemente de sua camada social. Assim cada sociedade, tendo consciência dessas idéias,idealiza no homem certo ideal, que servirá de'' modelo" para todas cidades tanto no ponto de vista intelectual, quanto físico e moral.
5)Segundo o autor que função o'' ideal"a ser realizado têm que suscitar na criança?
Segundo Durkhein , o ideal a ser realizado tem como funçao suscitar na criança um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade considera como indispensável a todos seus membros e também certos estados físicos e mentais, que o grupo social particular(casta,classe,família,profissão) considera igualmente indispensáveis a todos que o formam. A sociedade em seu conjunto, e cada meio social em particular é que determinam este ideal
a ser realizado.
6)A partir desta definição Durkhein conclui que a educação consiste numa socialização metódica das novas gerações. O autor acredita que a criança quando nasce não é um ser social, mas se torna, através da educação e da formação que recebe. É de geração em geração que são transmitidas as idéias de moral, os hábitos , os sentimentos, as tradições religiosas, as práticas profissionais,as opniões coletivas,etc, tornando assim a criança e o jovem apto a viver e conviver no meio em que está inserido.
7) O autor explica que a sociedade e indivíduo são idéias dependentes, quando afirma que o indivíduoe sociedade não estão em oposição, mas um ligado ao outro. Segundo Durkhein ,"Desejando melhorar a sociedade o indivíduo deseja melhorar a si próprio. Por sua vez, não tem como objeto,ou por efeito, comprimir o indivíduo, mas ao contrário, engrandecê-lo e torná-lo criatura verdadeira humana.

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