ESC 5 - WEBER I
TEXTO - OS TRÊS TIPOS DE DOMINAÇÃO LEGÍTIMA
A dominação pode fundar-se em diversos motivos, por interreses, por hábitos ou costumes, ou pode fundr-se, no puro afeto. Na relação dominantes e dominados a dominação é apoiada em bases jurídicas, nas se acredita ser a "legitimidade". A dominação legítima é dividida em três tipos puros :
DOMINAÇÃO LEGAL - é direcionada para empresas, onde os funcionários obedecem o contrato com regras fixas, sem influências sentimentais, sem consideração de pessoa. A burocracia faz parte da dominação legal, mas não é exclusivamente burocrática.
DOMINAÇÃO TRADICIONAL - seu tipo mais puro é a dominação patriarcal, onde é o "senhor" que da as ordens e seus súdios obedecem. A vontade do senhor é conforme seu prazer, sua simpatia ou antipatia. O quadro administrativo é formado por "servidores" fiéis e possui duas características distintas : estruturas puramente patriarcal, onde os servidores obedecem seu senhor. E a estrutura estamental, onde são pessoas independentes que possuem cargos por privilégios com concessão de senhor. A dominação patriarcal é o tipo mais puro de dominação tradicional, muito usada antigamente com escravos.
DOMINAÇÃO CARISMÁTICA - quem manda é o líder religioso e quem obedece são os apóstolos. O quadro administrativo é escolhido conforme o carisma e vocação de pessoa esquecendo da competência. A dominação carismática estende-se sobre os homens, em todas as épocas, através dos séculos.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home